Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudanti.
Follow Me
Categorias do Blog
Últimos Posts
Arquivos
Search
TOP
Dia do Irmão – Crime entre Irmãos – Homicídio Qualificado - Marcelo Campelo Advogado
16228
post-template-default,single,single-post,postid-16228,single-format-standard,eltd-core-1.1.2,eltd-boxed,awake-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-classic,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Dia do Irmão – Crime entre Irmãos – Homicídio Qualificado

Marcelo Campelo Advogado / Diário de um Criminalista  / Dia do Irmão – Crime entre Irmãos – Homicídio Qualificado

Dia do Irmão – Crime entre Irmãos – Homicídio Qualificado

Dia do Irmão – Crimes entre Irmãos – Homicídio Qualificado

Neste dia 05 de setembro,  comemora-se o dia do irmão. A origem desta comemoração vem do dia da morte de Madre Tereza de Calcutá, por isso, comemora-se o irmão humano, todos aqueles a quem devemos respeito e solidariedade.

Mas, como sou um criminalista, já começo a pensar quais foram os crimes mais famosos cometidos entre irmãos. O mais famoso, na minha opinião foi o crime cometido por Caim contra Abel. Vamos aos fatos.

Após a expulsão do paraíso, Adão e Eva, tiveram dois filhos, o primeiro Caim e o segundo Abel. Segundo relato da Bíblia, no livro Gênesis, Caim ficou responsável pela agricultura e Abel pela pecuária. 

Em determinada data, não determinada nos autos, ambos os irmãos decidiram presentear Deus com os frutos de seu trabalho.  Caim ofereceu frutos de seu árduo trabalho na terra, enquanto Abel ofereceu a Deus a ovelha que mais amava. Segundo a Bíblia, a ovelha agradou ao Senhor, enquanto os resultados da colheita não. Caim, assim entristeceu-se.

Deus diz a Caim, após ver o seu semblante caído por ter sua oferta rejeitada: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” (Gn 4.7).

Um sentimento de ciúme tomou seu coração e o cegou, levou a planejar o assassinato de seu irmão. Convidou Abel para caminhar no campo, e, lá chegando lhe tirou a vida.

Deus sentenciou Caim ao banimento , condenado a vagar sozinho pelo mundo.

Respondendo ainda com arrogância ao ser interpelado por Deus, o Criador sentenciou-o ao banimento do solo, além de ser condenado à condição de errante pelo mundo, que parte em busca de um futuro indefinido em um deserto de homens. Caim lamentou a severidade da sua punição e mostrou ansiedade quanto à possibilidade de o assassinato de Abel ser vingado nele, mas, ainda assim, não expressou nenhum arrependimento. O Criador “estabeleceu um sinal para Caim”, o signo protetor que designa a criatura de Deus, a marca do filho de Adão, para impedir que fosse morto, mas o registro não diz que esse sinal ou marca fosse colocado de algum modo no próprio Caim. Deus disse ainda que quem o matasse seria “castigado sete vezes”.

Após ter matado Abel, Caim teria partido para a “terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden”, levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia.

Se este crime fosse cometido nos dia de hoje, pela legislação brasileira, Caim seria acusado de homicídio qualificado, por motivo fútil e mediante emboscada, podendo a pena chegar a 30 anos de prisão.

O dia de hoje serve para que as pessoas se lembrem de seus irmão de sangue e de vida e das lições bíblicas do Gênesis, amem acima de tudo e não sejam tomadas por sentimentos negativos.

Marcelo Campelo Advogado Criminalista

OAB/PR 31366
marcelocampelo.adv.br
marcelo@marcelocampelo.adv.br
(41) 30538800
(41)9 99144464
Rua Francisco Rocha, 62 CJ 1903, Curitiba, Paraná, Brasil, .
redes sociais
https://www.facebook.com/marcelocampeloadvocacia/?ref=bookmarks
https://www.instagram.com/marcelocampeloadvocacia/
https://www.linkedin.com/company/marcelocampeloadvogaciacriminal/?viewAsMember=true
https://twitter.com/campeloadvocaci
https://soundcloud.com/user-761963354-52195061/tracks
https://www.youtube.com/channel/UCY3Du2LtjEf9GuKPULxdDEw?view_as=subscriber

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× chamar