Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudanti.
Follow me on instagram
Follow Me
Search
Cuidado com as fraudes digitais ! - Marcelo Campelo Advogado
16463
post-template-default,single,single-post,postid-16463,single-format-standard,eltd-core-1.1.2,eltd-boxed,awake-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-standard,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

Blog

Marcelo Campelo Advogado / Direito Criminal  / Cuidado com as fraudes digitais !

Cuidado com as fraudes digitais !

Nas últimas semanas tenho atendido diversos casos de fraudes por meio digitais, principalmente ocorridas em grandes sites em que as pessoas colocam produtos para vender. Prefiro não falar o nome do site para não fazer propaganda, mas se trata de um site muito famoso.

As fraudes acontecem de diversas formas. Uma das maneiras o estelionatário oferece um determinado bem que já esta a venda para uma outra pessoa e pede uma entrada de negócio, para dar credibilidade faz as duas pessoas se encontrar, mas elas percebem o golpe depois de depositado. 

Outra forma é quando o estelionatário se faz passar por médico, advogado, dentista ou outro profissional liberal, inclusive mostrando as carteiras profissionais do órgão de classe,  engana tanto para comprar quanto para vender, a diferença é que no comprar se apropria do bem. 

Uma outra espécie de crime de estelionato digital envolve lojas de automóveis que dizem  ter um cliente para o automóvel e acabam vendendo o bem sem repassar o valor para o dono. 

Já vi ocorrer fraude utilizando dados bancários que são colhidos por hacker através de uma invasão no computador ou smartphone. O invasor transfere os valores rapidamente e distribui em diversas contas sem o banco nem a parte perceber.

A prevenção é a maior arma contra essa espécie de crime. Sempre desconfie de preços muito baixos e ofertas muito boas. Nunca pague em conta de terceiro sem ter muita certeza e mesmo assim, na dúvida, é melhor não pagar, depois de feito recuperar pode ser deveras difícil.

Bancos, financeiras e demais firmas de cobranças não solicitam dados pessoais por telefone, nem muito menos enviam emails com arquivos para abrir em computador ou telefone celular. 

Utilize senhas que não sejam óbvias, pois os hacker começarão por elas, tenha certeza. Em aplicativos de mensagens  faça uso da validação em duas etapas; 

Espero que este pequeno artigo ajude, pois não esta nada fácil ganhar o pão de cada dia para perder num momento de distração.

Marcelo Campelo Advogado Criminalista

OAB/PR 31366
marcelocampelo.adv.br
marcelo@marcelocampelo.adv.br
(41) 30538800
(41)9 99144464
https://www.marcelocampelo.adv.br/index.php/quem-somos/
https://www.marcelocampelo.adv.br/index.php/areas-de-atuacao-2/
Rua Francisco Rocha, 62 CJ 1903, Curitiba, Paraná, Brasil, .
redes sociais
https://www.facebook.com/marcelocampeloadvocacia/?ref=bookmarks
https://www.instagram.com/marcelocampeloadvocacia/
https://www.linkedin.com/company/marcelocampeloadvogaciacriminal/?viewAsMember=true
https://twitter.com/campeloadvocaci
https://soundcloud.com/user-761963354-52195061/tracks
https://www.youtube.com/channel/UCY3Du2LtjEf9GuKPULxdDEw?view_as=subscriber

No Comments

Leave a Reply

× chamar