Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudanti.
Follow Me
Categorias do Blog
Últimos Posts
Arquivos
Search
TOP
Dia do Médico - Marcelo Campelo Advogado
16471
post-template-default,single,single-post,postid-16471,single-format-standard,eltd-core-1.1.2,eltd-boxed,awake-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-classic,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive
dia do médico direito medico principais direitos

Dia do Médico

Sou neto de médico, por isso tenho muito carinho pelos profissionais da medicina e, para comemorar o dia dedicado a homenageá-los, falarei um pouco sobre os direitos previstos no Código de Ética Médica. 

O Código de ética Médica, foi publicado pelo Conselho federal de Medicina através da Resolução 2217/2018, com entrada em vigor em abril de 2019.

É direito do médico “Exercer a medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza.”

Bem como: “Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará com justificativa e maior brevidade sua decisão ao diretor técnico, ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição e à Comissão de Ética da instituição, quando houver”

O que quero dizer é que o médicos têm sido grandes heróis neste momentos pelos quais passamos. O enfrentamento da pandemia sem as condições mínimas de cuidado para a própria saúde, agindo em favor da saúde pública, mesmo que podendo se recusar a atender, pois não são obrigados a colocar a própria vida e risco os fazem merecer os nossos aplausos e sinceros obrigado. 

A pandemia demonstrou o que todos já desconfiavam, a nossa estrutura de saúde é deficiente e nossos profissionais fazem milagres para tratar a população, mesmo com a existência de centros de excelência, que tratam a elite do país, não a massa populacional que depende do SUS e, neste momento, a principal vítima. 

Nos rincões do Brasil, onde sequer Uti´s tem, os médicos fazem acontecer com o mínimo à disposição para salvar a chamada medicina raiz, provavelmente a que meu avô exercia, pois hoje teria 105 anos, mas que salva as vidas dos nossos irmãos brasileiros, ainda hoje.

Assim, desejo a todos esse heróis de branco cada vez mais saúde e garra no exercício de tão nobre profissão, cujo fim principal é a vida. 

Marcelo Campelo Advogado Criminalista

OAB/PR 31366
marcelocampelo.adv.br
marcelo@marcelocampelo.adv.br
(41) 30538800
(41)9 99144464
quem somos
áreas de atuação
Rua Francisco Rocha, 62 CJ 1903, Curitiba, Paraná, Brasil, .
redes sociais
facebook
instagram
linkedin
twitter
soundcloud
youtube

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× chamar