Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudanti.
Follow Me
Categorias do Blog
Últimos Posts
Arquivos
Search
TOP
Golpes na Internet – Fique Atento - Marcelo Campelo Advogado
16822
post-template-default,single,single-post,postid-16822,single-format-standard,eltd-core-1.1.2,eltd-boxed,awake-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-classic,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive

Golpes na Internet – Fique Atento

Marcelo Campelo Advogado / Direito Digital  / Crimes Virtuais e Digitais  / Golpes na Internet – Fique Atento

Golpes na Internet – Fique Atento

Nós brasileiros estamos em primeiro lugar em mais uma estatística. Neste caso não é um primeiro lugar a se comemorar. Segundo empresas de proteção de dados, os brasileiro são os que mais caem no golpe digital chamado phishing. 

O que seria isso? Trata-se de uma forma de colher dados, enganar o consumidor através de ofertas falsas por meio de ofertas tentadoras através de emalis falsos que remetem a sites também falsos, criados unicamente para enganar. Simples assim, somos enganados e acabamos fornecendo nossos dados e realizamos pagamentos. Geralmente são ofertas de produtos eletrônicos que todos desejam, por um preço atraente, por meio de um site falso de uma loja virtual famosa. O consumidor clica, insere seus dados, paga por meio de cartão de crédito ou até mesmo boleto e depois percebe que foi enganado quando não recebe o produto. 

A empresa de tecnologia atribui a falta de uma educação digital para não cair nos golpes. As pessoas precisariam compreender os sinais de fraude, como erros na página, por exemplo, locais que deveriam permitir clique e não o autorizam, erros de português e o domínio, o famoso “www” que, quando se tratam de fraudes, não são remetido ao site da loja supostamente vendedora do produto.

Os especialistas dão as seguintes dicas:

  • Antes de clicar em um link, veja se o endereço do site para o qual será direcionado é verdadeiro. Se a mensagem chegar por e-mail, confira se o remetente é legítimo;
  • Não clique em links suspeitos vindos em e-mails, SMS, WhatsApp ou redes sociais sem ter certeza de que são verdadeiros – mesmo se tiver recebido de um amigo ou familiar;
  • Procure pela promoção ou alerta no site oficial da empresa ou órgão, ao invés de clicar em links recebidos;
  • Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira dados pessoais;
  • Tem um bom antivírus instalado em todos os seus dispositivos.

Na hipótese de já ter sido enganado, o consumidor deve procurar a Delegacia de crimes virtuais para apuração da autoria do crime para tentar recuperar o seu dinheiro. 

A principal dica é sempre desconfie de ofertas muito chamativas e todo a grande loja virtual possui contato por um telefone, vale a conferência antes de qualquer compra.

Marcelo Campelo Advogado Criminalista

OAB/PR 31366

marcelo@marcelocampelo.adv.br
(41) 30538800
(41)9 99144464

Rua Francisco Rocha, 62 CJ 1903, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP 80420-010

    advogado criminal (33) advogado criminalista (13) advogado de defesa (7) art 217 (5) Care (5) codigo de processo penal (8) codigo penal (19) Colors (6) crime (7) crimes (11) crimes digitais (5) criminalista (41) desembargador (15) direito criminal (39) direito médico (5) direito penal (20) direito processual penal (4) direitos do réu (5) empresariais (5) estelionato (5) estupro (9) furto (13) habeas corpus (11) Healthy (4) Home (4) Ideas (29) importunação sexual (5) Inspiration (14) juiz (20) liberdade provisória (15) Lifestyle (25) marcelo campelo (31) marcelo campelo advogado criminalista (6) ministério publico (14) oab pe 31366 (5) Prisão Preventiva (7) promotor (14) responsabilidade civil (6) sonegação (5) stf (16) stj (15) Supremo tribunal federal (4) tjpr (15) Travel (12) Work (28)

    No Comments

    Sorry, the comment form is closed at this time.

    × chamar