Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudanti.
Follow Me
Categorias do Blog
Últimos Posts
Arquivos
Search
TOP
Golpes pela Internet – Marcelo Campelo Advogado
16973
post-template-default,single,single-post,postid-16973,single-format-standard,eltd-core-1.1.2,eltd-boxed,awake-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-mimic-ajax,eltd-grid-1200,eltd-blog-installed,eltd-default-style,eltd-fade-push-text-right,eltd-header-classic,eltd-sticky-header-on-scroll-down-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-menu-item-first-level-bg-color,eltd-dropdown-default,eltd-,eltd-fullscreen-search eltd-search-fade,eltd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

Golpes pela Internet

Golpes pela Internet

Tenho recebido no meu escritório pessoas vítimas de golpes em grandes sites de venda, como OLX. Preocupa-me a forma como tem acontecido, pois de um lado expõe a fragilidade do próprio sistema do site, como a falta de informação e cuidado das pessoas. 
O principal golpe é aquele em que o estelionatário copia o anúncio de um veículo, oferece-o por um preço atraente e faz a ponte entre vendedor e comprador. Pede parte do valor adiantado ou na assinatura dos documentos. A lábia é tão eficaz que o agente consegue que as pessoas se dirijam ao cartório para assinar o documento de transferência sem se falar, contando uma história de que é parente e o depósito deve ser feito em uma conta indicada por ele. A vítima, interessada no negócio, realiza o depósito e o agente some com o dinheiro rapidamente. Infelizmente só descobre o golpe depois que não consegue mais rastrear o dinheiro. 
Outra forma de golpe muito comum na internet é o golpe do boleto. As pessoas recebem uma oferta especial de algum produto por email, geralmente uma oferta bem atraente, com informação de que deve pagar o boleto para não perder a oportunidade, assim, corre, paga o boleto e perde seu dinheiro. No caso de boletos, a pessoa pode conferir a sua origem, quem o emitiu antes de pagar, por isso que os estelionatários fazem uma oferta que cega a pessoa que deseja pagar rapidamente para garantir a oportunidade. 
Existe uma forma mais sofisticada de golpe, no qual o usuário recebe um email ou uma mensagem de whatsapp de uma oferta, como sempre, com preço muito atraente, no qual quando clica o link e entra em um site igual ao da loja com o produto em oferta. O usuário faz o cadastro, emite o boleto, paga e nunca recebe o produto. Nesses casos, o rastreamento do dinheiro se torna praticamente impossível, pois os agentes transferem rapidamente para diversas contas e utilizam contas de laranjas para emissão de boletos. 
Por derradeiro, o golpe que tem causado mais prejuízo ainda continua sendo aquele em que a pessoa recebe a ligação de um agente que finge ser do banco e coleta informações para realização de transferências. Geralmente os estelionatários ligam para o financeiro de empresas que acabam por não ter todos os cuidados de uma conta de pessoa física e nesse caso, infelizmente as transferências são vultosas. 
O único caminho para se evitar este tipo de golpe é a prevenção, não há outra maneira. E, por sinal, prevenir é simples, passa pela conferência dos documentos e não acreditar em milagres. Mas a principal dica é, não pague se tiver o mínimo de dúvida e confira várias vezes antes de realizar o depósito.

Advogado Criminalista

OAB/PR 31366

marcelo@marcelocampelo.adv.br
(41) 30538800
(41)9 99144464

Rua Francisco Rocha, 62 CJ 1903, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP 80420-010

    advogado criminal (22) advogado criminalista (12) advogado de defesa (7) art 217 (5) audiência de custodia (4) Care (5) codigo de processo penal (6) codigo penal (15) Colors (6) crime (7) crimes (11) crimes digitais (5) criminalista (29) crm (4) desembargador (15) direito criminal (28) direito penal (15) direito processual penal (4) direitos do réu (5) empresariais (5) estelionato (5) estupro (9) furto (13) habeas corpus (10) Healthy (4) Home (4) Ideas (29) importunação sexual (5) Inspiration (14) juiz (17) liberdade provisória (15) Lifestyle (25) marcelo campelo (19) marcelo campelo advogado criminalista (6) ministério publico (14) oab pe 31366 (5) Prisão Preventiva (5) promotor (14) sonegação (5) stf (16) stj (15) Supremo tribunal federal (4) tjpr (15) Travel (12) Work (28)

    No Comments

    Leave a Reply

    × chamar